A venda de redutores e a sua assistência técnica é efetuada diretamente pelos nossos técnicos ou revendedores.
Desde que sejam respeitadas todas as condições de segurança estabelecidas no capítulo II, da Portaria nº 460/2001, de 8 de maio (www.dre.pt), a presença de garrafas butano dentro da habitação, com exceção de caves, não apresenta qualquer perigo, qualquer que seja o período de tempo de armazenagem.
No entanto, e por uma questão de prevenção, recomendamos o seguinte:
Para salvaguardar as necessárias condições de segurança, estes aparelhos – gasodomésticos - só podem ser instalados por um técnico de gás oficialmente credenciado.
A A.C. Cymbron, S.A. faz este serviço. Pode-nos contactar através do número 296 304 250
O monóxido de carbono é um gás tóxico e sem cheiro, prejudicial à saúde que, em níveis muito elevados, pode mesmo ser fatal. É libertado pela queima de carvão ou derivados do petróleo (como o gás butano e propano).
Assim, o detetor de monóxido de carbono é um equipamento essencial de segurança doméstica que, em caso de fuga deste gás, dá o alerta para a presença de monóxido de carbono, permitindo ventilar e corrigir a situação, garantindo a sua segurança.
Nas ligações aos aparelhos a gás deve certificar-se de que é utilizado o material específico para gás. Assim, o tubo de borracha deve ser aprovado para o tipo de gás a utilizar e apresentar a respetiva marcação – tipo de gás e data de validade.
Tenha em conta que o tubo de borracha deve ser substituído sempre que:
A caução é um valor adicional que tem a pagar por cada garrafa de gás que comprar. No entanto, caso apresente o documento comprovativo de pagamento da caução, este valor é lhe devolvido quando devolver a garrafa.
As garrafas de ferro não têm caução.
Sim, no entanto, a lei limita o armazenamento até quatro garrafas, cheias ou vazias (Butano) e, impede o armazenamento em caves.
Depende sobretudo do objetivo de utilização. Ou seja, o gás butano é o mais habitual no consumo doméstico (mais eficiente para cozinhar, tomar banho ou aquecer a casa); o propano é mais indicado para clientes de grande consumo, desde particulares com consumos mais exigentes, a hotéis ou restaurantes.
Entre outras coisas, os números indicam a validade da mangueira. Não se esqueça de substituir a sua perto da data assinalada.
Pode haver. Em temperaturas baixas, o gás butano tem mais dificuldade em passar da fase líquida para a gasosa, não podendo ser consumido pelos equipamentos. Nesta situação, o gás propano será uma melhor opção - tendo apenas de instalar novos redutores.